ENGENHEIROS

O QUE EXPLICA A FALTA DE ENGENHEIROS NA AMÉRICA?

Faltam engenheiros nos Estados Unidos, e não é de hoje. O departamento de trabalho norte-americano (BLS – Bureau of Labor and Statistics) classifica esta profissão como a segunda mais necessitada no país atualmente, perdendo somente para profissionais de saúde.

O mercado de trabalho da maior potência econômica do planeta oferece diversas oportunidades. Sobretudo para aqueles com experiência comprovada e desempenho de destaque em suas áreas de atuação. Para profissionais estrangeiros, esta é a chance de conquistar o sonhado Green Card, e dar início a uma nova etapa profissional e pessoal nos Estados Unidos.

Esta quantidade de oportunidades que surgem para engenheiros estrangeiros também fez despertar o interesse de profissionais brasileiros. O Brasil é um dos países que mais exporta trabalhadores qualificados para os EUA. Nosso país é referência na formação de Engenheiros. Em geral, o perfil do brasileiro engenheiro é extremamente com uma pós-graduação, mestrado ou doutorado. Se o profissional tiver entre 5 a 10 anos de experiência no ramo, aumentam ainda mais as chances de ser contratado por uma empresa americana.

A Conexão Américas ajuda profissionais da Engenharia a identificar as melhores oportunidades de imigração para os

EUA

VALIDAÇÃO DE DIPLOMA

COMO FUNCIONA O RECONHECIMENTO DE DIPLOMA E OBTENÇÃO DA LICENÇA PARA EXERCER A PROFISSÃO?

É claro que, como em qualquer outro país, para atuar profissionalmente nos Estados Unidos como engenheiro é necessário ter um diploma reconhecido pelas autoridades locais. Os requisitos de validação de diploma variam de acordo com o estado dos EUA. Mas, via de regra, o profissional precisará atestar por meio de documentação que possui o conhecimento e capacidade exigida para o trabalho. 

A primeira providência é pedir um histórico escolar e diploma das instituições de ensino que o profissional cursou no Brasil.

Estes documentos precisam ser autenticados e traduzidos por tradutor juramentado. Além disso, existem instituições de ensino nos EUA que podem auxiliar o profissional com seu processo de equivalência ou revalidação de um diploma. 

Dependendo da área de engenharia em que atua, o profissional também poderá ser requisitado a completar exames adicionais ou provas de certificação. 

Entretanto, vale destacar que só é necessário obter uma licença de engenheiro se o profissional for trabalhar como responsável ou técnico principal de um projeto de engenharia. Caso a intenção do engenheiro estrangeiro seja apenas fazer parte de uma equipe sem nenhum papel de gerência ou autoria, as leis de exercício da profissão tornam-se bem mais flexíveis.  

VOCÊ SE IDENTIFICOU COM O PERFIL PARA O VISTO ACIMA?

Tem interesse em morar e trabalhar legalmente nos EUA?

Então Aproveite! Agende agora mesmo sua consulta para uma análise de perfil para suas qualificações e possibilidades imigratórias.