Visto de Estudante e Mudança de Status F1/F2, como funciona?
Visto de Estudante F1/F2
TIRAR O VISTO DE ESTUDANTE NO BRASIL
Para solicitar o Visto Americano de Estudante, o solicitante deverá entrar em contato com alguma INSTITUIÇÃO DE ENSINO nos EUA, fazer sua matricula e fechar negócio com a escola. O solicitante deverá procurar uma instituição de ensino que emita o formulário (i-20). Não são todas as instituições de ensino que emitem este I-20, porem muitas emitem e apenas com o i-20 é possível solicitar o Visto Americano de Estudante. O i-20 é uma “espécie de autorização” para o Consulado Americano dizendo que o solicitante foi aceito pela instituição de ensino e ficará estudando nos EUA com eles por um determinado tempo.
Cada instituição de Ensino trabalha de uma forma diferente para liberar o I-20 ao solicitante.
Umas pedem apenas comprovações financeiras que mostrem que a pessoa consiga pagar o curso, outras cobram uma taxa de 10% do valor do curso, outras cobram um pequena taxa de matrícula, algumas não cobram nada, o solicitante deverá procurar de acordo com curso desejado e suas condições.
Após a obtenção do I-20 e do pagamento da taxa SEVIS, então o Consulado Americano poderá concederá o Visto Americano de Estudante pelo tempo mencionado pela instituição de ensino que pode durar até 4 anos.
Em casos de cursos com duração inferior a 90 dias (como cursos de verão, por exemplo), o solicitante poderá solicitar o Visto de Turismo.
Para aplicar o seu processo no Brazil, você deverá apresentar alguns documentos importantes no consulado americano da sua cidade:
IMPORTANTE: Ambas as taxas não são reembolsáveis pelo Consulado Americano em caso de recusa.
O prazo para o Visto Americano de Estudante ficar pronto, caso você tenha feito no consulado é de até 15 dias após a entrevista no Consulado Americano.
Lembrando que a aprovação do Visto Americano depende única e exclusivamente do Consulado Americano. Porém o processo feito corretamente lhe ajudará muito!
Nosso trabalho é de excelente qualidade, contando com profissionais treinados e com ótimo atendimento!
Visto de Estudante F1/F2
ALTERAR O STATUS DO VISTO ESTANDO NOS EUA
Antes de tudo, vale dizer que, visto e status NÃO são a mesma coisa. Esta questão confunde muitas pessoas, pois todo mundo fala em alterar o visto de turista para estudante. Caso você queira fazer o processo estando nos Estados Unidos para assim evitar os gastos e a inconveniência de voltar para o Brasil, tirar toda a documentação necessária, fazer outra entrevista no consulado, etc., o que você vai mudar é apenas o STATUS. Para a alteração de status, não há necessidade e sair do território americano. Já os vistos, são documentos para entrar no país, e para tê-lo é necessário retornar ao seu país de origem e ir ao consulado norte-americano tudo outra vez.
A verdade é que alterar o status para estudante nos EUA pode é um pouco diferente devido a uma série de fatores, documentos e justificativas que você precisa dar para o órgão do governo norte-americano responsável, o U.S Citizenship and Immigration Services (USCIS)
O QUE É UMA MUDANÇA DE STATUS?
A mudança de status é um processo oferecido pelo governo norte-americano, para quem está nos Estados Unidos, e deseja alterar o status de turista para o de estudante, podendo assim permanecer nos EUA enquanto estiver estudando.
ENCONTRE UMA ESCOLA QUE EMITA O I-20
Primeiramente, você deve saber em qual escola ou universidade vai estudar. Para obter o visto F1, o curso precisa ter uma carga horária superior a 18 horas semanais. Viste a escola, fale sobre o seu interesse na alteração do status e que tipo de auxílio eles podem te oferecer no processo. Muitas escolas já estão acostumadas com este tipo de procedimento e tem um departamento ou responsável para ajudar os alunos no que for necessário.
COMPROVE QUE TEM RECURSOS FINANCEIROS PARA FAZER O CURSO
Este é um requisito muito importante, pois você deverá comprovar que tem condições financeiras para pagar pelos seus estudos e para se manter no país durante o período do curso. Essa validação deve ser realizada junto a instituição que você pretende estudar, juntamente com os outros documentos que eles irão solicitar. Os valores podem variar dependendo da escola, região e configuração familiar.
Vale destacar que os cursos em universidades costumam sair mais caros, portanto você precisará apresentar um valor maior se formos comparar com uma escola de idiomas, por exemplo. Uma dica, as universidades são obrigadas por lei a mencionar em seus sites uma estimativa total dos custos, incluindo o valor do programa, despesas relacionadas à moradia, alimentação, transporte, etc.
Caso os recursos financeiros venham de terceiros, as escolas irão exigir uma carta (Sponsor Letter), que deverá ser assinada pela pessoa responsável pelo suporte financeiro para ter certeza de que a mesma está ciente e realmente irá arcar com estes valores.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: O QUE DEVERÁ SER APRESENTADO À ESCOLA
O processo da mudança do status é minucioso, você deve ficar atento a todas as etapas e na entrega de todos os documentos solicitados para a escola e tabmém para a USCIS, de modo a não perder essa oportunidade que, muitas vezes, pode ser única.
Para obter a I-20, você deverá enviar a escola:
QUANTO TEMPO EM MÉDIA LEVA PARA FAZER A ALTERAÇÃO DE STATUS
O processo de preparação e envio de documentos para o USCIS, pode variar. Porém, caso você já tenha todos os documentos em mãos, o procedimento de preparação e envio dos mesmos normalmente não leva mais que quinze dias.
A alteração do status deve ser iniciada pelo menos 45 dias antes da sua permanência ou seja o seu STATUS nos EUA expirar. Já o processo de aprovação da mudança pode levar de 4 até 12 meses.
Você pode estar se perguntando: “Mas e se o meu status expirar durante o tempo em que eu estiver aguardando a resposta do U.S Citizenship and Immigration Services?” Por essa razão, é necessário que se faça uma extensão do visto de atual (que é o de turista B1/B2), o que nos leva ao próximo assunto.
Conexão Américas – Todos os direitos reservados ®
Conexão Américas Mobilidade Global LTDA